Entrevista

 Por Joacles Costa |

As minhas Experiências estão Presentes nos Alicerces das Minhas Histórias.

foto de divulgação

   O escritor Zito Camillo da Silva é brasileiro e mora nos Estados Unidos há mais de 20 anos.  Ele é bailarino formado e professor de dança de longas datas, tendo como hobby, a arte da pintura em tela.   Nasceu em Paranaguá - Paraná em 1964.   Zito vê o mundo de forma diferente.  Identificou-se desde muito cedo com a arte, o que define como forma crucial os caminhos já percorridos.  É Bacharel em Língua Portuguesa e suas Literaturas.  Durante os quatro anos dentro da Universidade, teve vida uma literária intensa, produzindo muitas poesias e contos. Ainda dentro da mesma Instituição educacional, o escritor conheceu vários grupos teatrais locais. Interessou-se por esta sétima e participou de várias peças teatrais.  Com o passar do tempo, Zito mudou-se para São Paulo e começa a dar aulas na Escola de Bailado do Teatro Municipal de São Paulo.  Dançou na Companhia de Dança Moderna de Penha de Souza e nas óperas e musicais.  Por fim, muda-se definitivamente para Massachusetts nos Estados para fezer parte da Escola de Dança Dance Complex em Cambridge, logo após, monta o espetáculo de dança solo Desire.    

 

Acompanhe a entrevista com o escritor Zito Camillo

 

Joacles Costa: Qual a sua experiência na escrita infantil?

Zito: Ironicamente nenhuma. A minha habilidade com a literatura começou na poesia. Participei de concursos de Poesias na minha cidade de Paranaguá – Paraná. Lá, fui incentivado por escritores e amigos a fazer curso de Letras Português.

 

Joacles Costa: quantos livros voce tem escrito e quantos publicados?

Zito: Como falei, comecei com a poesia e por isso participei de algumas coletâneas de escritores paranaenses na época, mas uma coisa que eu fazia era vender as minhas poesias, em forma de marcadores de livros, nas ruas da cidade. Tenho boas lembranças. Por muitas vezes, para minha surpresa, encontrava minhas poesias publicadas nos jornais e revistas.  Tenho publicado no momento, o livro infantil Dragão, Você Acredita?.

 

Joacles Costa:  Dentro da sua linha de pensamento como artista de outras áreas, o que você pensa sobre a importância do desenvolvimento da escrita para o público infantil?

Zito:  Eu acredito que escrever para crianças é, além de ser um grande desafio e eu gosto muito de desafios (risos) é também uma coisa nova ainda para mim, por isso, estou me familiarizando. Sempre gostei de fábulas e esta linguagem simbólica sempre esteve em mim.  Busco assim, a cada linha escrita, trazer para o mundo infantil uma mensagem profunda, porém, com todo o colorido necessário. Tive muita preocupação no que escrever, pois o mundo infantil tem que ser muito respeitado e guardado, assim como cuidamos de um tesouro.

 

Joacles Costa:  O que te motivou a escrever para crianças?

Zito: Na verdade, ainda não faço a menor ideia de como isso surgiu.  Simplesmente comecei e tomei o gosto por este desafio. Senti que foi a melhor coisa que fiz.  Eu me divirto quando vejo os momentos engraçados surgindo.  Com todo esse colorido, o meu lado criança, que mora dentro de mim, se faz muito vivo e ‘’fala mais alto’’ pondo-me a brincar com as palavras.  É desta maneira que eu me divido em dois: O lado adulto que censura muitas coisas e o lado infantil que só quer se divertir sem compromissos.  Creio que esse misto de personalidades, que só faz o bem, é pelo motivo de eu ter estudado literatura, tendo acesso às inúmeras formas de escrita. Escrever é uma arte.  

 

Joacles Costa:  como você pode avaliar a sua experiência de vida, dentro das artes e agregá-la na escrita infantil?

Zito: Sempre é possível agregar.  Acredito que a minha outra paixão, que é a arte da dança, também participa ferozmente dentro deste processo de criação de personagens, estabelecendo ritmos e paradas necessárias.   Nasce assim o que posso dizer de um estilo próprio de musicalidade e movimento dentro das palavras.  Talvez eu perceba agora esta engrenagem literária, junto com todas as minhas experiências que estão presentes nos alicerces das minhas histórias.

 

Título: Dragão, Você Acredita?
Autor: Zitto Camillo

Livro infantil que mostra a aventura de um ratinho muito esperto ajudando um dragão que esqueceu como voar.

História sobre um dragão que pensa que está se transformando em um rato. Ele conhece um rato de verdade e eles procuram um pássaro encantado que pode ajudar. Leitura simples e cativante com muitas emoções. Ebook infantil escrito em inglês e traduzido para português, espanhol, mandarim e japonês.

Detalhes Dragão, Você Acredita? (Edição em Português) Edição Kindle

Tamanho do arquivo: 9989 KB

Word Wise: não ativado

Data de publicação: 20 de outubro de 2020

Comprimento da impressão: 22 páginas

ASIN: B08LLCV9LZ

Língua: português

Uso simultâneo do dispositivo: ilimitado

Text-to-Speech: Enabled 

Leitor de tela: compatível

Editoração aprimorada: Ativado

Onde comprar:  https://www.amazon.com/Drag%C3%A3o-Voc%C3%AA-Acredita-Portuguese-Camillo-ebook/dp/B08LLCV9LZ/ref=sr_1_2?dchild=1&keywords=zito+camillo&qid=1607786736&sr=8-2

  

Comentários

Sejam bem-vindos à Cellebriway.
A sua Revista Eletrônica

Postagem Anterior Próxima Postagem