UM POUCO DE PABLO PICASSO

  UM POUCO DE PABLO PICASSO


Por: LOWRY LANDI


Divulgação


 

Pablo Ruiz Picasso foi um pintor, escultor, ceramista, cenógrafo, poeta e dramaturgo espanhol que passou a maior parte de sua vida na França.


Nascido na cidade de Málaga, na Espanha, no dia 25 de outubro de 1881 e morto no dia 8 de abril de 1973, em Mougin, na França, teve como formação acadêmica a Real Academia de Belas-Artes de São Fernando, passou por dois casamentos, o primeiro com Olga Koklova (1913 a 1955) e o segundo com Jacqueline Roque (1961 a 1973, ano da morte do artista) e, destas uniões teve os filhos Paloma Picasso, Maya Widmayer - Picasso, Paul Joseph Picasso e Claude Pierre Pablo Picasso.


Pablo Ruiz Picasso foi um importante pintor cubista e escultor espanhol. Destacou-se também em outras áreas das artes plásticas como cerâmica e as artes gráficas. Também foi poeta, frasista e dramaturgo. Pablo Picasso é considerado pela crítica especializada como um dos maiores e mais importantes artistas plásticos do século XX.


Picasso completou seus estudos na cidade de Barcelona, porém vindo a trabalhar como artista, principalmente na França. Seu talento para o desenho e as artes plásticas foi observado desde sua infância, especialmente pelos professores do garoto que ficaram estupefatos com seu talento.


Em 1912 faz sua primeira exposição em Londres. Neste esmo ano começou a utilizar a técnica d colagem. Em 1937, no auge da Guerra Civil Espanhola que durou de 1936 até 1939, pinta seu mural mais conhecido: GUERNICA, obra esta que já pertence ao expressionismo e se propõe a mostrar a violência e o massacre sofridos pela população da cidade espanhola Guernica.


Na década de 1940, retorna ao passado e começa pintar quadros sobre as temáticas do início de sua carreira. Também é um período em que o artista começa a se dedicar a outras áreas das artes plásticas, como a escultura, gravação e a cerâmica.


Já na década de 1960, começa a pintar obras de artes sobre temas de outros artistas famosos. Assim surgem recriações em um quadro de Manet, O ALMOÇO SOBRE A RELVA, e sobre uma obra de Velásques, AS MENINAS.

Em 1962, recebeu o Prêmio Lênin da Paz.


Já com 87 anos, Picasso realiza diversas gravuras, retomando momentos da juventude. Nesta última fase de sua vida, aborda as seguintes temáticas: a alegria do circo, o teatro, as tradicionais touradas e muitas passagens marcadas pelo erotismo.


Pablo Ruiz Picasso morreu em 8 de abril de 1973, aos 91 anos, numa região próximo de Cannes, na França.


A obra de Picasso pode ser dividida em diversas fases, de acordo com a valorização de certas cores.


A FASE AZUL = de 1901 até 1904, e foi o período onde predominou os tons azulados. Foi nesta fase que o artista deixou muito de sua atenção especialmente em personagens criados retratando criaturas marginalizadas pelas sociedades.


Na FASE ROSA = de 1905 até 1907, predominam as cores rosa e vermelho, e suas obras ganham uma conotação lírica. Recebe influência do artista Cézanne, quando desenvolve o estilo artístico conhecido como cubismo. O marco inicial deste período é a obra LES DEMOISELLES D’AVIGNON, de 1907, cuja característica principal é a decomposição da realidade humana.


No período que vai de 1939 até 1945, – (período da Segunda Grande Guerra) – Picasso trabalhou com a criação artística em cerâmicas forjadas em altos fornos, gravações em metal e madeira além de esculturas.


Porém sua obra mais conhecida, possivelmente seja GUERNICA pintada em 1937, que retrata a violência da Guerra Civil Espanhola.

 

Frases de Picasso: “Paul Cézanne é o pai de todos nós”; “Não se pode criar nada sem a solidão”; “Não se consegue convencer um rato deque um gato pode trazer boa sorte”; “A inspiração existe, porém temos que encontra-la trabalhando”; “A arte é uma mentira que nos permite aproximar-nos da verdade”; “A qualidade de um pintor depende da qualidade de passado que traz consigo”.

Post a Comment

Sejam bem-vindos à Cellebriway.
A sua Revista Eletrônica

Postagem Anterior Próxima Postagem