Qual a importância de uma obra de arte na vida de uma pessoa?

 

A artista plástica Leda Risse ensina, através da sua arte, a salvação da mente do corpo e do espírito.


 

            Qual a importância das artes plásticas na vida de um ser humano? Ora, numa visão muito previsível as artes plásticas, bem como todas as artes visuais são importantes, pois nos estimulam a praticar as habilidades de observação, senso crítico, criatividade, imaginação e de entendimento do mundo à nossa volta. Essas capacidades aumentadas também favorecem o desenvolvimento cognitivo como um todo.

            Para o filósofo Immanuel Kant, a arte gera um prazer que pode surgir na observação ou na elaboração de obras de arte dos estilos mais diversificados, seja pinturas, esculturas ou outras artes visuais, além da música, poesia, literatura e outras formas de expressão artística. No nosso contexto, através das artes plásticas.

            No entanto, quando observamos que a arte cura, isso é uma verdade. Se não cura o corpo, pode sim curar a alma. Prova disso é uma passagem que a artista plástica Leda Risse teve. Nascida em Pernambuco, foi morar na Suíça, e lá ficou por mais de 20 anos. Criou uma identidade, uma vida, círculo de amigos, uma carreira. Numa das suas exposições, que ocorreu num hospital suíço, ela teve a revelação por parte de uma paciente com câncer terminal que disse que o seu trabalho, as cores usadas em suas telas, as pinturas abstratas, ajudava a suportar a dor de uma doença terminal.



            A paciente dizia que Leda era um anjo e que, com a sua arte, ajudava na cura da alma. A paciente morreu em decorrência do câncer, mas as palavras dela eram reveladoras de como a arte ajuda a superar obstáculos, ou ao menos minimizar a dor. Isso foi um estímulo a essa artista que hoje reside no Brasil, em Santa Catarina, na Ilha da Magia.

             As artes plásticas favorecem o desenvolvimento cognitivo como um todo, além de ajudar na psicomotricidade e expressão de sentimentos, a melhorar a memória, diminuir o estresse e também permite uma melhor conexão social.

 

            O valor de uma obra de arte.

 

            Recentemente, Leda teve uma tela sua avaliada por profissionais do ramo. Através de toda uma documentação e avaliação de profissionais americanos, de uma casa de leilão de obras de arte de Nova York. Sem dar muitos detalhes, a tela já foi exposta na França e premiada com a medalha de prata no “France Asia Cultures – le point des arts”, e em galerias importantes da Suíça. E segue dizendo: “não desistam dos seus sonhos, por maior que sejam os obstáculos”.

 


            Por: Clilton Paz.

Fotos: Leda Risse.

 

           

Post a Comment

Sejam bem-vindos à Cellebriway.
A sua Revista Eletrônica

Postagem Anterior Próxima Postagem