TDAH - Transtorno de défici de atenção e hiperatividade

SAÚDE


Por Joacles Costa


TDAH - Transtorno de défici de atenção e hiperatividade

 

Foto de divulgação
  

‘’O cérebro é a nossa máquina pensante dentro de um corpo humano que gera ações e reações’’

 

Eric Alcoforado dos Santos é graduado em Ciências Jurídicas e Sociais, pela UNIFEOB – Universidade Fundação de Ensino Octávio Bastos Licenciado, em História e Língua Portuguesa, pela Universidade de Nova Venêcia – ES. Professor da Rede Estadual de Educação do Estado do Espirito Santo, com foco em cursos Técnicos – pós – médio.  Pesquisador de atividades educacionais voltadas, para crianças e adolescentes e responsabilidade social das empresas com as escolas e ênfase em Políticas Educacionais voltadas à educação. Criador de organizações sociais, voltadas para inclusão de crianças e adolescentes nas cidades de Poços de Caldas – MG e São João da Boa Vista – SP.  Professor convidado da Universidade de Uberaba – UNIUBE – 2009 a 2013. Professor de Direito e legislação – Faculdade FABRA .   Professor de Direito e Legislação no CEET Vasco Coutinho – Vila Velha – ES. Mestrando em Educação, Desenvolvimento Regional pela Universidade Vale do Cricaré – São Mateus – ES.



O que é TDAH?

Doença crônica que inclui dificuldade de atenção, hiperatividade e impulsividade.   Em geral, o TDAH começa na infância e pode persistir na vida adulta. Pode contribuir para baixa autoestima, relacionamentos problemáticos e dificuldade na escola ou no trabalho.  Os sintomas incluem falta de atenção e hiperatividade. Os tratamentos incluem medicamentos e psicoterapia.

Entrevista com o escritor e Profº. Eric Alcoforado dos Santos

 

Joacles Costa: Quantos livros você tem escrito?

Eric Alcoforado: Tenho três livros escritos, um sobre empreendedorismo na educação no ensino profissionalizante e já registrada na Biblioteca Nacional.  Mais dois livros em andamento para registro no próprio setor da Biblioteca Nacional, sobre TDAH - Transtorno de Déficit de Atenção e hiperatividade e os desafios na atualidade e o terceiro livro, a neurociência no papel da educação.

 

Joacles Costa: Quais os principais sinais ou sintomas do Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade?

Eric Alcoforado: É um problema sério para a academia científica, a criança nasce ou adquire esse transtorno.  Os sintomas do Déficit de atenção são, viver no ‘’mundo da lua’’, não conseguir se concentrar para estudar, querer fazer as coisas ao mesmo tempo e não conseguir, ser uma pessoa ligada no ‘’220’’ e outras características, mas que são comorbidades.

Joacles Costa: Quem tem TDAH é considerado deficiente?

Eric Alcoforado: Há uma discussão vasta aí na academia científica, se tal questionamento é legal ou não. Atualmente pelo Estatuto da pessoa com deficiência lei federal 13146 ela trata no seu artigo segundo, A deficiência é aquilo que se prolonga e permanece ao longo atrapalhando o desenvolvimento humano de uma pessoa.  Automaticamente o artigo 58 da lei de diretrizes e bases, trata da questão do educando com deficiência, então nós temos um problema que é o da legalidade.  O Estatuto da pessoa com deficiência coloca esse conceito para pessoa com deficiência, porém o TDAH é uma doença classificada pelo CID como F 90 e que é considerado uma deficiência porque atrasa, perdura e permanece na vida do estudante, levando-o ao prejuízo na sua vida intelectual social emocional.    Então, na minha visão e da literatura do nosso Brasil, especialmente da professora doutora Sylvia Ciasca que é a maior referência desse assunto pela Unicamp, a ciência tem trazido que o TDH é uma deficiência.

 

 

Joacles Costa: Como tratar déficit de atenção naturalmente?

Eric Alcoforado:   Em primeiro lugar, escola tem que gerar um relatório de apoio pedagógico assinado pelo professor de Educação Especial, pelo professor regente, se for do primeiro ao quinto ano, com professor do sexto ao nono com o professor de área, com o coordenador, pedagogo para que a família possa ter acesso à políticas públicas de saúde mental e a porta de entrada é a unidade de saúde básica mais próxima da família.   Lá, a pessoa passa por um clínico geral e depois passa para o psiquiatra ou um neuropediatra, daí poder fazer o diagnóstico a maioria dos tratamentos incide a base de medicamentos ritalina e outros.  São remédios mais eficazes que mantém a concentração e o portador de TDAH mas com uma condição melhor de vida, tratamento psicológico das várias formas existentes.  Mas o que está maior no mercado é a teoria cognitivo-comportamental.

 

Joacles Costa:  Como a neurociência contribui para a educação?

Eric Alcoforado: A neurociência é a ciência que estuda o comportamento pelos nervos.   Os principais pensadores nessa questão que devem ser levados em conta, Wallon, Vygotsky e Piaget, são pensadores que trazem ciência através do contato, através da sua do ato concretizado e a neurociência hoje contribui para se exercer uma postura melhor frente a uma realidade.  A criança ou adolescente com TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade) se a ciência mergulhar com as questões da tomografia, da ressonância e de outros exames mais fortes, é possível identificar aonde, biologicamente falando, através do nervo.   Com a neurociência, juntamente com a medicina e com todo o contexto multidisciplinar que se oferece no atendimento, a neurociência contribui para a melhoria da vida das pessoas.

 

Joacles Costa:  Como a neurociência fala sobre o cérebro e a aprendizagem?

Eric Alcoforado: O cérebro é a nossa máquina pensante dentro de um corpo humano que gera ações e reações com que nós vemos, ouvimos, mantemos contato e assim aprendemos.   A aprendizagem, é um conjunto, aonde se trabalha a sua parte psicomotricidade, ação, reação, memória, visão, tato audição.  São todos esses conjuntos, que estão no corpo, alinhado a teoria e a prática e a experiência da pessoa.   Então, esse conjunto que hoje a gente coloca a questão sobre um aprendizado de forma pragmática o aprendizado que se faz com a somatória dos seus sentidos, juntamente com a teoria à prática e acima de tudo é um aprendizado.

Leitura em dia: O que você está lendo no momento?

Eric Alcoforado: Lendo livros sobre o papel da pedagogia empreendedora junto a realidade das nossas centro simples formas.

Facebook:  https://www.facebook.com/eric.alcoforadodossantos 

 

 

 

 

 

Post a Comment

Sejam bem-vindos à Cellebriway.
A sua Revista Eletrônica

Postagem Anterior Próxima Postagem