Por Joacles Costa
Os dias 29 e 30 de maio de 2021, ficarão registrados no túnel do tempo terrestre e no relógio atemporal celeste como, os dias do encontro intitulado ‘’Diferente’’. O evento foi realizado pelos Jovens da Esperança, num local ao ar livre e com uma natureza exuberante, que já é um presente de Deus para nós. A programação foi muito impactante, devido ao fato de os jovens que, ali estavam, aprofundarem-se nos ensinamentos bíblicos que eles mesmos estudaram e ministraram. Na ocasião, foram debatidos temas dentro da ideologia e da ética cristã, pertinentes ao jovem que já foi transformado por Deus, por isso ser ''Diferente''.
A conversa sobre a diferença entre música e louvor, rendeu muito ‘’pano pra manga’’ e os entendimentos foram diversificados, pois temos a tendência de associar os verbos louvar e cantar. Entretanto, devemos ter em mente que estas duas palavras não são sinônimas, ou seja, louvar pode ser diferente de cantar. Isto também ocorre entre os verbos louvar e adorar. Apesar de os associarmos, louvar pode ser diferente de adorar. Gênesis 49:8 ‘’Judá, teus irmãos te louvarão; a tua mão estará sobre a cerviz de teus inimigos; os filhos de teu pai se inclinarão a ti.’’
Levando em consideração que o louvor pode existir nas formas direta e indireta, em tudo o que fazemos, deve caber o louvor a Deus, ainda que indireto. Portanto, quer comais, quer bebais ou façais outra coisa qualquer, fazei tudo para a glória de Deus (I Coríntios 10:31).
A música na igreja deve louvar e adorar, pois a casa de Deus é lugar para adorá-Lo. Também os levarei ao meu santo monte e os alegrarei na minha Casa de Oração; os seus holocaustos e os seus sacrifícios serão aceitos no meu altar, porque a minha casa será chamada casa de oração para todos os povos (Isaías 56:7). Ao submetermos um cântico dentro do recinto sagrado, devemos analisar se ele serve de instrumento de prestação de culto, de adoração. Se a música não puder conduzir os adoradores à veneração ao sagrado, provavelmente não será apropriada para uso nos Átrios do Senhor. Mas isto não quer dizer que, se a música não serve para ser usada na igreja, então ela é pecaminosa.
‘’Filhinhos, eu escrevi a
vocês porque conhecem o Pai. Pais, eu escrevi a vocês porque conhecem aquele que é desde o princípio. Jovens, eu escrevi a vocês, porque são fortes, e em vocês a Palavra de Deus permanece, e vocês venceram o Maligno’’.
1 João 2:14
Matéria belíssima. Parabéns Joacles.
ResponderExcluirBom demais irmão! Saudades desde já 🙏🏻
ResponderExcluirObrigado a todos pelos comentários
ResponderExcluirPostar um comentário
Sejam bem-vindos à Cellebriway.
A sua Revista Eletrônica