ENTREVISTA - LITERATURA
por Por Joacles Costa
Ser escritor é fácil, é só ter ideias, caneta
e papel. O que complica é fazer
seus escritos serem lidos
Sonia Maria Rodrigues Rosseto, escritora, casada, mãe de dois filhos, natural de Cariacica - ES e moradora da capital. Com bacharel e licenciatura em pedagogia, Sonia também é pós graduada em LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais), além disso membro da Academia Feminina Espírito-Santanse de Letras, ocupante da cadeira de número 15. Salmista no Santuário Basilica de Santo Antônio, Sonia é "cantadora" de suas histórias, pois canta suas histórias ao invés de contar.
Entre seus diversos escritos, suas obras publicadas são ao todo quatro (4), sendo eles "O Sonho do Toninho" 2002, com a 2° edição marcada para ser lançada no mês de fevereiro. "A Serpente Dalila" 2007, "A Panela encantada" 1° edição 2009 e atualmente está em sua terceira (3°) edição 2020. E "Cirina uma mulher para ser lembrada, sempre" 2012, biografia de sua sogra analfabeta e empreendedora de sucesso.
Acompanhe a entrevista com a escritora Sônia Rosseto
Joacles Costa: Quais são os seus livros publicados?
Sonia Rosseto: Sonho Do Toninho, Cirina uma mulher para ser lembrada, sempre, A Serpente Dalila e A panela encantada.
Joacles Costa: Como foi o início de Sonia Rosseto? Quais as dificuldades e apoios que você obteve para que sua primeira obra viesse a ser publicada?
Sonia Rosseto: Primeiro surgiu pela necessidade de tentar conscientizar as crianças para a preservação da natureza e a respeito da separação dos lixos. Cecília tem um pouco de mim, pois quando criança ia a um lixão próximo de minha casa e me divertia com os livros e as diversas coisas lá encontrava. Anos depois de minha infância, faço a separação dos lixos e busco sempre reaproveitar coisas que para muitos é vista como lixo. Eu usei a panela de barro para dar ênfase a cultura capixaba e juntamente com a preservação do meio ambiente, afinal, infelizmente, existe muito lixo sendo jogado no mangue, berço também da matéria prima da nossa famosa panela.
Sonia Rosseto: Fernando Pessoa e Clarisse Lispector.
Sonia Rosseto: O escritor precisa de ambas as coisas, afinal através da leitura aprendemos novas palavras, novos horizontes e novos olhares e quando escrevemos, temos a oportunidade de ensinar novas palavras, abrir horizontes e proporcionar novos olhares para um público ainda maior.
A panela encantada
O livro aborda a questão do lixo que vira luxo. Uma menina muito pobre, encontra no lixo, uma panela de barro. Cecilia fica curiosa de ver uma panela feita de barro, mas ela ainda não sabia que a panela era encantada. O lixão era muito frequentado por Cecília, a protagonista, porque lá encontrava sempre algo para comer e vestir.
Título: A PANELA ENCANTADA
Autor: SONIA ROSSETO
Ano: 3° edição - 2020
Preço: R$15,0
Editora: Editora Jodem
Onde Comprar: soniarosseto@hotmail.com e (27) 99981-2234
Contato no instagram: @soniarosseto
O que você está lendo no momento?
Sonia Rosseto: No momento estou lendo um livro antigo que nunca havia tido curiosidade para fazer a leitura de título “Iracema” de José de Alencar. E também estou fazendo a leitura de “O Diário de Anne Frank”.
Postar um comentário
Sejam bem-vindos à Cellebriway.
A sua Revista Eletrônica